COMPUTAÇÃO
A TV NA EDUCAÇÃO
Alunos: Patricia Rodrigues, Guilherme Trindade
Deucineide Nicolao e Carlos Henrique
Introdução da Tv no Brasil
A pré-estréia da Televisão no Brasil aconteceu no dia 3 de Abril de 1950. Foi com uma apresentação de Frei José Mojica e as imagens foram assistidas em aparelhos instalados no saguão dos Diários Associados.
No dia 10 de setembro foi transmitido um filme onde Getúlio Vargas falava sobre seu retorno à vida política.
Finalmente no dia 18 de setembro a TV Tupi de São Paulo, PRF-3 TV, canal 3, foi inaugurada. Era a concretização do sonho de um pioneiro da comunicação no Brasil: Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, que já controlava uma cadeia de jornais e emissoras de rádio chamada Diários Associados.
Chateaubriand havia encomendado à RCA equipamento para duas emissoras de televisão. A antena foi instalada no edifício do Banco do Estado de São Paulo.
A Primeira Televisão Educativa no Brasil
A primeira emissora educativa a entrar no ar foi a TV Universitária de Pernambuco, em 1967. Entre 1967 e 1974, surgiram nove emissoras educativas cujas razão social e vinculação eram as mais diversas.
Em 1972, o MEC criou o Programa Nacional de Teleducação – PRONTEL com o objetivo de coordenar as atividades de teleducação no País.
Divergências
A Televisão é um meio de comunicação de grande importância na sociedade atual, por suas diversas controvérsias, despertam amor e ódio de alguns educadores, uns afirmam que ela aliena e emburrece, outros citam que ela promove a violência e o consumo desenfreado. Porem hoje a Televisão é a forma popular de mídia de maior acesso pelas crianças e adultos. Ocupando tempo e espaço cada vez mais centralizados tanto na vida da criança quanto na do adulto, a televisão acaba ocupando um lugar de referência na vida social e educacional.
A linguagem audiovisual da Televisão é considerada, preconceituosa e vista por muitos educadores, apenas como um recurso para suprir a carência pedagógica em sala de aula, no entanto outros educadores a tem como uma complementação no processo, a televisão não deve ser vista como a grande ruína da sociedade.
Aspectos Positivos da Tv na educação
Na educação com a televisão se utilizam programas como estratégia pedagógica para motivar aprendizados, despertar interesses, problematizar conteúdos. E educar pela televisão significa comprometer emissoras a ofertar mais e melhores programas ao público.
Na educação, a televisão poderá ser explorada e desenvolvida como alternativa de estimulo pelos professores e estudantes tornando-se um exercício prazeroso, e muito produtivo quando bem articulado ao processo de ensino e aprendizagem.
Associar a aprendizagem ao prazer é uma das possibilidades que a televisão pode proporcionar para todos, em uma apresentação em sala de aula de um programa ou filme.
A maior parte do referencial do mundo de adultos e crianças provém da televisão. Ela fala da vida, do presente, dos problemas afetivos de forma viva e sedutora.
A televisão abre a sala de aula para o mundo, para a representação da realidade, de forma dinâmica, combinadas e integradas possibilitam uma melhor apreensão da realidade e o desenvolvimento de todas as potencialidades do educando, dos diferentes tipos de inteligência, habilidades e atitudes.
Aspectos Negativos da Tv na educação
A Televisão produz muitas vezes o indesejável efeito colateral em que “o errado parece certo”, a corrupção, os desvios de caráter estão cada vez mais presentes na sociedade e como tal refletem em proporções consideráveis na educação, ficando impossível para alguns, criarem discernimentos sobre as imagens apresentadas.
As crianças começam seu primeiro contato com a Televisão, a partir dos primeiros anos de vida, na maioria das vezes sem critérios e limites adequados de conteúdos por seus pais. Essas famílias que na sua maioria, os pais trabalham o dia todo, deixam seus filhos expostos a Televisão à qual para eles servem de instrumento de “segurança” não deixando seus filhos nas ruas, utilizando e servindo como “babas eletrônicas”.
É evidente que os pais sem tempo livre adequado para cuidar e educar os seus filhos utiliza esse aparelho de representações de imagens para auxiliá-los na educação das suas crianças.
A televisão reprime a disposição para a leitura,
para ler é necessário pensar muito mais do que para ver televisão. A leitura melhora o vocabulário de uma criança. A queda das notas em leitura pode estar relacionada com o tempo excessivo passado em frente ao televisor.
Conclusão
Os Adultos e as Crianças se acostumaram a se expressar de forma polivalente, utilizando a dramatização, o jogo, à interpretação, o concreto, a imagem em movimento. A imagem mexe com o imediato, com o palpável. Trazendo a facilidade de assimilação do que se propõe.
Deve-se integrar os meios de comunicação às técnicas convencionais de educação, aproximá-los para que a educação seja um processo completo, rico, estimulante.
sábado, 5 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário